terça-feira, 16 de abril de 2013

Enquanto eles dormem

Adoro ver os meus filhos mexerem-se com energia e destreza. A Catarina a correr, saltar, dançar. O Vicente a gatinhar, pôr-se em pé, escalar. Parecem não ter medo de nada. Atiram-se, corajosos, para a frente. Exploram o mundo em redor. Testam o corpo sem se cansarem nunca.
 
Adoro ver os meus filhos rirem. A Catarina mostra os dentes todos de cima. O Vicente mostra os dois únicos dentes de baixo. Tanto ele, como ela têm um riso fácil e lindo. Os dois, juntos, riem à gargalhada um do outro e um para o outro.
 
Adoro ver os meus filhos comerem. Comem com prazer. Saboreiam. Fazem "hummm". Repetem. Os olhos brilham perante um prato que sabem que vão gostar. Mastigam e deglutem com uma satisfação que eu quase consigo senti-los a crescer: oiço as vitaminas e os nutrientes a chegarem aos sítios certos; vejo os ossos e os músculos a esticarem; acredito que os neurónios se estão a multiplicar.
 
Mas o que eu gosto mais de os ver fazer é dormir. À noite, com a casa em silêncio e a meia-luz, antes de me ir deitar, fico deslumbrada a olhar para eles.
 
A Catarina destapada, em cima dos bonecos, com um braço e uma perna para cada lado, o cabelo espalhado na almofada. Tapo-a, desvio os bonecos, tiro-lhe o cabelo da cara. Ela balbucia qualquer coisa, como "brincar", "escola", "amigos", "sim", "não" e mastiga em seco.
 
O Vicente completamente na horizontal no meio da cama, todo encolhido, de barriga para baixo, apesar de eu o ter deitado de barriga para cima. Toco-lhe suavemente na testa só para saber se está quente ou frio. Ele suspira.
 
E é só então que sinto o meu castelo seguro, o meu reino tranquilo. E o meu coração pode, enfim, descansar.

1 comentário:

  1. Eu também... fico muito tempo a olhar para eles enquanto dormem. Dá-me a paz que preciso.

    http://osmeusosteusosnossos.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar