sexta-feira, 8 de junho de 2012

A gravidez é contagiosa?

Encontrámo-nos as três, por acaso, no parque de estacionamento de um centro comercial, no final de uma tarde de inverno. Os miúdos - cada uma tem um filho - excitadíssimos por estarem juntos, a correrem sem sentido pelo meio dos carros parados e nós a tentar ter uma conversa do princípio ao fim enquanto os mandávamos estar sossegados.

Eu feliz da vida: «Estou grávida!»
A segunda ansiosa: «Não me digas nada, que estou com uma semana de atraso!»
A terceira assustada: «Vou-me embora que parece que isso é contagioso!»

Uma semana depois uma confirmação. Um mês depois outra.

Sim, a gravidez, às vezes, parece contagiosa. E ainda bem. Porque, melhor do que estar grávida, só ter uma amiga grávida ao mesmo tempo. Ter companhia para passear pelas lojas de puericultura. Ter com quem comparar resultados de análises e ecografias. Ter com quem trocar olhares embevecidos sempre que passa um bebé. Ter quem compreenda se os nossos suspiros são de cansaço, de ansiedade ou de alegria. Ter com quem falar de tudo, sem pudores, do bom e do mau de ter um bebé a crescer na barriga.

Há umas semanas, estávamos as três barrigudas a relembrar o encontro do parque de estacionamento e a prever como seriam os finais de tarde daqui a um ano - nós as três e seis crianças a exigir-nos atenção! - quando outra amiga decide ir embora, justificando: «Vou-me embora, que isto é contagioso!» Tive vontade de responder: «Daqui a um mês falamos....»


1 comentário: