quinta-feira, 14 de junho de 2012

Um bebé a caminho e outro a deixar de o ser




Às 35 semanas de gravidez, continuo de descanso forçado. Segundo a ecografia que fiz na terça-feira, o Vicente já está com a cabeça bem encaixada e a fazer pressão na porta de saída. Disse-lhe que não vale a pena ter pressa, que está muito melhor no quentinho, que o tempo cá fora anda esquisito. Mas acho que lhe cheira a festa. Pela janela, vimos a Volvo Race. Pela televisão, temos acompanhado o Rock in Rio, o Euro-2012, os Santos Populares. E vêm aí os festivais de verão e os Jogos Olímpicos. Nunca ouviu a palavra começada por c... É natural que pense que isto cá fora seja uma ramboia pegada.

A Catarina é que não está a achar graça nenhuma a ter a mãe a meio gás. Nas duas últimas semanas, a sua frase preferida tem sido «assim não sou mais tua amiga!». Ou porque quer lanchar chocolates e bolachas ou porque eu não a deixo andar vestida com as minhas calças ou porque lhe digo para arrumar o quarto.

No outro dia, estava já cheia de sono e cansada e queria à força que fosse eu a dar-lhe banho - que é a coisa que mais me custa a fazer. Com o queixo a tremelicar, os olhos molhados, abraçada a mim, nem se lembrou da frase do costume. E, eu, numa tentativa de explicar o que não tem explicação, disse-lhe que quando ela estava na minha barriga, também tive de descansar muito e não podia dar banho, nem brincar com a Lua (a nossa querida gata que morreu este ano). A desolação foi ainda maior: «Mas isso é muito diferente, eu não sou um animal!», respondeu-me.

Ainda bem que vem aí um bebé, porque está visto que cá em casa já não há nenhum.


1 comentário: