segunda-feira, 18 de junho de 2012

A melhor notícia

Uma vez escrevi um texto sobre «como anunciar a gravidez» e comecei por dizer que era a melhor notícia que se podia dar a alguém. Cada vez mais tenho a certeza disso.

Sempre que sei que vem um bebé a caminho entra em mim uma alegria pura. Mesmo que eu não conheça pessoalmente os futuros pais, sinto uma espécie de leveza geral naquele momento em que oiço alguém dizer: «Estou grávida!» E vejo a mesma sensação na cara das outras pessoas quando ouvem as mesmas palavras. Vejo as sobrancelhas a desenrolarem-se, os lábios a esticarem, as rugas a desaparecerem. Leveza.

Hoje tive a sorte de sentir essa alegria duas vezes. A primeira, no zapping habitual, quando vi a apresentadora da tarde anunciar a gravidez em direto. Não a conheço para além da televisão, mas dei por mim a rir sozinha, quase comovida, enquanto a plateia e a equipa do programa batiam palmas também a sorrir. Depois, uma amiga que não via há muito contou-me que estava à espera de um Tomás. Tive logo de partilhar a novidade com quem estava mais perto. Porque receber este tipo de notícia também tem essa particularidade: dá vontade de contar a toda a gente e espalhar a alegria pelo mundo.

Calculo que ganhar o Euromilhões ou ser promovido no emprego também sejam boas notícias de dar e de receber. Mas não é a mesma coisa.

Saber que, em breve, um novo bebé chegará a este mundo enche qualquer um de esperança e de espanto. Não sei bem porquê. Acho que é porque percebemos, afinal, que nem tudo é efémero. Que continuamos por cá. Como se, por momentos, a vida fosse um círculo perfeito, cheio, a girar no sentido certo, à velocidade certa.

5 comentários:

  1. Mãe da Leonor (5anos) À espera da Luísa de 33semanas!Bjs

    ResponderEliminar
  2. Eu não estou grávida mas tenho uma Luísa com 3 anos e um Vicente com 1 ano.
    Prepare-se!!! Os Vicentes que eu conheço são uns charmosos que não se aguenta!!! E ralhar com ele? Às vezes não consigo! heheheh
    Felicidades! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kiki, ai, ai, vamos ver o que me espera... Felicidades também :)

      Eliminar
  3. Também vi isso na RTP1, ihihih

    Mafalda

    ResponderEliminar