segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A evolução dos bebés

Bebés que mamam de três em três horas. Bebés que dormem 18 horas por dia. Bebés que param de chorar com a chucha. Bebés que adormecem sozinhos na cama deles. Bebés que dormem a noite inteira com um mês. Bebés que só comem e dormem. A sério, alguém conhece bebés assim? Alguém já viu algum? Eu acho que são lenda.

Os meus bebés choram, mamam e só estão bem no colo. Ah, e sujam a fralda e o body e as costas e as calças e as meias e a minha roupa. Não há fraldas hi-tech, 3D ou ultra-não-sei-quê que resistam. É cocó por todo o lado e várias vezes ao dia.

E dormir? Para mim, é o maior mito de todos os tempos. É que nem consigo imaginar um bebé que acorde só para comer. Os meus preferem ficar a olhar para tudo e a exigir atenção de toda a gente.

Só me ocorre que seja a evolução da espécie. Não dizem que antigamente os bebés só abriam os olhos aos seis meses? Um dia talvez os bebés tenham tido fome apenas a horas certas e passassem o resto do tempo a dormir sossegados. Depois, evoluíram, ganharam vontade própria e perderam o relógio na barriga. Trocaram os soporíferos pelas teínas. Aprenderam a lutar pelo original (mama) em vez de se contentarem com a cópia (chucha). Ou então foram só os meus que evoluíram. Demais.

13 comentários:

  1. Pois... lamento dizer... mas tenho uma menina chamada Pilar, tem 3 meses e desde os 2 meses que dorme a noite toda... adormece sosinha na cama... Nunca chora e não gosta de colo... :D é um doce de bébé.
    Mas nem sempre foi assim, quando nasceu mamava e dormia 1 hora... de dia e de noite. Só acalmou quando iniciou o suplemente.
    Mas, sinceramente, sinto-me uma sortuda :)
    beijinhos a todas

    ResponderEliminar
  2. Não quero parecer chata, mas os meus dois filhos eram exactamente assim: mamavam de três em três horas, dormiam 18 horas por dia,paravam de chorar com a chucha, a partir de uma certa altura adormeciam sozinhos na cama deles, dormiam a noite inteira com um mês, ou só acordavam uma vez para comer, eram completamente come e dorme. Sem esforço nenhum da nossa parte. Eram assim e pronto!

    ResponderEliminar
  3. Que sorte para ambas :/

    Eu tenho 3 filhos e não tive essa sorte.
    A mais nova tem 13 meses e segue os irmãos ...não dorme a noite inteira!

    ResponderEliminar
  4. Rita Gonçalves dos Santos24 de setembro de 2012 às 11:04

    Patricia, a minha guigas tb nao achava mt graça a dormir :) não era assim tão peste como os seus, mas tb nos deu alguma luta... resisti a dar-lhe o suplemento... afinal a seg. social paga-nos para isso :) acordar de noite, tomar conta deles... a parte do cócó era tal e qual... quando ela tinha um mês e nao se mexia era um espetáculo, mas depois? era só roupa suja, a espreguiçadeira, as minhas calças, era um filme :) e pior: tenho outro a caminho! :) será melhor ir-me mentalizando?

    ResponderEliminar
  5. Desde que nasceu a minha filha dorme sozinha no quarto dela..
    Sempre dormiu todas as noites 10/12h por noite...
    Só teve 1 dia de colicas e foi na maternidade ainda
    neste momento tem 1 ano de vida...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. São mitos urbanos que podem levar uma mãe ao desespero :)
    O mais velho tem 6 anos e mamava muitas vezes ao dia, nunca quis chupeta, dormia sonos de 3 horas de dia e de noite acordou para mamar (e mais tarde para o biberão) até aos 3 anos.
    A mais nova tem 19 meses, mama muitas vezes (para além da comida toda), nunca quis chupeta, dorme muito mal de dia, grita que se farta e aos 14 meses começou a dormir a noite toda.
    E como não sou adepta da TVv como ama dos miúdos sempre os tive dependentes da minha/nossa atenção e disponibilidade (que nem sempre existe mas arranja-se).
    Ser-se mãe é isto mesmo: estar à mercê desta deliciosas criaturas que viram o nosso mundo do avesso e que evoluíram muito para além dos mitos urbanos ;)

    ResponderEliminar
  7. Bom... eu sou mãe de um casal de gémeos com 3 meses e não me posso queixar...
    Não há escesso de birras por colo, nem fraldas a deitar por fora de cócó, nem bodys sujos até às costas nem noites sem dormir..
    Há choros q.b., há muitos bolçados, há algumas cólicas, há algumas noites menos bem dormidas... mas regra geral... são muito muito bonzinhos!
    Cada vez tenho mais a certeza de que tive uma sorte que poucas mães têm com o comportamento dos meus babys! Ainda por cima com 2, se fossem dificeis já tinha enlouquecido...
    Assim, desfruto muito deles, passamos muito tempos os 3 sózinhos, e registo muito do nosso dia a dia no blog (www.definitivamentesaodois.blogspot.com) para que quando fizerem 1 ano o converta em blogbook e tenha uma recordação girissima para eles um dia mais tarde saberem como foi o inicio das suas vidas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Bem, não estás sozinha nesta luta acredita :-)
    Eu tenho um espécime desses cá por casa :-)
    Nunca a consegui pôr a dormir no berço, pois o dito cujo parece que tem pregos e a catraia chora que se desunha.
    No primeiro mês emagreci 20 quilos pois a princesa só queria o meu colo (nem o pai me pôde salvar), estar agarrada á mama, então eu passava os dias sentada com ela no sofá, ao colo, e o meu marido vinha-me dar a comida à boca.
    O dormir foi complicado, pois até desistir de insistir para que ela dormisse no berço , chorava ela, chorava eu, um desespero, até que desisti mesmo e meti-a a dormir na nossa cama. A partir daí as noites melhoraram consideravelmente, passo é a noite inteira com a mama de fora pois se a garota vai à procura e não dá com ela, temos berreiro pela certa :-)
    Sempre foi um bebé que precisa muito de contacto físico, de atenção, e agora aos 3 meses ainda não consigo fazer grande coisa cá por casa.
    Os meus dias são passados a ter conversas muito interessantes com ela, a fazer várias (muitas) tentativas para ir comer, ou simplesmente esgueirar-me até ao wc.
    Mas aos poucos vamos conseguindo pequenas vitórias...hoje em dia já consigo que ela adormeça ao colo e depois já vai ficando bocadinhos na espreguiçadeira :-)
    por outro lado, passaram as cólicas , surgiram as birras de sono que atingem proporções catastróficas, pois a minha filha não chora, berra!
    Acho que se me tivessem calhado gémeos, já me tinha atirado da janela!
    Os cócós esses, estão cada vez mais jeitosos, alguns saem mesmo tipo repuxo, no outro dia era porta do roupeiro, chão, era cócó por todo o lado às 2h da manhã, sorte a minha que não estava à frente dela, senão em vez de ser o roupeiro era eu :-)
    Sempre lhe dei maminha em horário livre e tem funcionado. Noto que com o passar do tempo está cada vez mais regrada e já nos conseguimos entender as duas mais ou menos nesse aspecto. Ao principio foi uma confusão, pois a garota chegava-me a pedir para mamar com intervalos de 15 min entre cada mamada e chegava-me a estar quase 1h agarrada à dita cuja.
    Hoje em dia às vezes em 5 min está satisfeita :-)
    Apesar de todo o cansaço acumulado, noites mal dormidas e dias de desespero, quando ela sorri, fico com o coração cheio e derreto-me toda :-)
    Afinal de contas eles são o melhor do Mundo :-)
    Por isso, não te sintas sozinha, porque não estás :-)
    beijinhos,
    Filipa

    ResponderEliminar
  9. Ah esqueci-me de acrescentar , que chuchas temos de todos os formatos cá por casa, mas ela manda-me a mim chuchar nelas.
    Nunca consegui que pegasse nelas , cospe-as logo.
    Aprendeu a chuchar nas mãos, e não há nada que a demova dessa ideia :-)

    beijinhos,
    Filipa

    ResponderEliminar
  10. Mas com suplemento não vale. Nada contra a opção, mas dar mama é 90 por cento do trabalho.

    ResponderEliminar
  11. E quase podia jurar que o leite de lata é enriquecido com soporíferos para os bebés ficarem a dormir :)

    ResponderEliminar
  12. O primeiro parágrafo do seu post é a descrição quase exacta da minha filha que completa um mês no próximo dia 4. Sim, eu tenho que acordá-la para comer, de noite já a deixo dormir pois está a engordar 250 gr por semana só com leitinho da mamã!
    Às vezes até acho que dorme demais, mas quem fica realmente irritado são os avós! :) Querem é vê-la acordada e de olhos abertos mas ela só dorme!! É um docinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns pela bebé! Pois... parece que afinal existem muitos assim. A mim é que não me calham...

      Eliminar